Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

95 a 97% dos vacinados no Hospital de São João apresentam anticorpos à Covid-19 em 15 dias, revela estudo

Cerca de 40 profissionais de saúde foram submetidos a testes serológicos que visam estudar a imunidade vacinal.
Lusa 14 de Janeiro de 2021 às 20:01
Hospital de São João, no Porto
Hospital de São João, no Porto FOTO: Peter Spark
Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou o diretor do serviço de patologia clínica.

"Não estamos a descrever nada que não fosse o antecipado, mas deixa-nos satisfeitos perceber que funcionou e dá confiança de que vale a pena vacinar. O processo de vacinação tem de correr o mais célere possível", disse Tiago Guimarães quando descrevia aos jornalistas um estudo que está a ser feito no Hospital de São João sobre a taxa de imunidade da vacina contra a covid-19.

Dos 2.125 médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica que tomaram a vacina a 27 de dezembro - data do arranque do Plano Nacional de Vacinação - cerca de quatro dezenas foram submetidos a testes serológicos que visam estudar a imunidade vacinal.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Porto São João Covid-19 Hospital de São João saúde pandemia coronavírus covid19
Ver comentários