Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Estudo quer saber qual o nível de imunidade de grupo à Covid-19 em Portugal

ISCSP e Apodemo juntam-se para estudar a pandemia no País.
Ana Maria Ribeiro e Vanessa Fidalgo 29 de Junho de 2020 às 01:30
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Coronavírus
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Coronavírus
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Coronavírus
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Apodemo – Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião, está à procura de parceiros para realizar um estudo que perceba qual é o nível de imunidade de grupo à Covid-19 em Portugal.

Ao CM, António Salvador, membro da Apodemo, diz que não se trata de pôr em causa os estudos já em curso, nomeadamente o anunciado pelo Instituto Ricardo Jorge. Trata-se, isso sim, de “procurar amostras realmente representativas da população portuguesa”. “A iniciativa de adicionar uma análise suplementar a quem já vai fazer outras análises tem mérito, mas é a mesma coisa que tentar descobrir a massa óssea dos portugueses e selecionar quem vai à igreja ao domingo de manhã”, diz António Salvador. A equipa que se propõe fazer este estudo é multidisciplinar e a ideia é realizar uma nova recolha a cada dois meses. “Não com as mesmas pessoas, mas com pessoas diferentes, com o mesmo perfil”, acrescenta António Salvador.

“Propomo-nos fazer testes serológicos em seis vagas, junto de 2500 cidadãos de cada vez, a partir de julho e até maio de 2021”, elucida o responsável. Cada vaga custaria entre 180 e 200 mil euros e neste momento as entidades proponentes procuram investidores. “Estamos a discutir com possíveis parceiros e procuramos fundações e entidades que tenham interesse em conhecer a realidade portuguesa”, diz. 
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários