Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Faltam autotestes à Covid-19 em farmácias e supermercados

"Esgotado" está afixado em sites de venda online.
João Saramago 29 de Novembro de 2021 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Faltam autotestes à Covid-19 em farmácias e supermercados
Os autotestes sem receita médica faltam nas farmácias bem como nas grandes superfícies. E os poucos que existem são já vendidos pelo triplo do preço.

Segundo o CM apurou, a unidade era vendida a 1,90 euros, mas aos comerciantes os fornecedores estão agora a pedir valores na ordem dos cinco euros. "Nas farmácias os testes PCR e antigénio são possíveis de obter mas nos autotestes há grande dificuldade", confirmou ao CM, a presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco.

A explicação avançada para a falta de autotestes é ter "terminado o período transitório em que o Governo autorizou a comercialização de testes rápidos em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica para uso pelo próprio". Manuela Pacheco acrescenta que "os que há são os que estão em circulação em armazém ou nas farmácias e outros estabelecimentos".

Na venda online são vários os endereços que anunciam "esgotado" sobre os testes de venda livre. O aumento da procura é também explicado pelo reforço da testagem a partir da próxima quarta-feira.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Manuela Pacheco política questões sociais testes autotestes
Ver comentários