Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Fóssil com 29 mil anos vai ser classificado

Esqueleto da ‘Criança do Lapedo’ é um marco histórico.
Paula Gonçalves 18 de Junho de 2019 às 10:29
O esqueleto da ‘Criança do Lapedo’ foi descoberto em 1998
O esqueleto da ‘Criança do Lapedo’ foi descoberto em 1998 FOTO: João Cortesão
O esqueleto da ‘Criança do Lapedo’ e artefactos arqueológicos do Abrigo do Lagar Velho, em Leiria, vão ser classificados, por decisão da Direção-Geral do Património Cultural.

Segundo foi anunciado esta segunda-feira em Diário da República, o esqueleto e os artefactos associados, "cuja proteção e valorização representam valor cultural de significado para a Nação", estão "em vias de classificação".

O esqueleto com 29 mil anos, descoberto em 1998, constitui um acontecimento marcante. "O achado tem uma importância em si mesmo e muito grande, como marco histórico, nos debates sobre a evolução humana", referiu o arqueólogo João Zilhão, que liderou a primeira equipa, nas comemorações dos 20 anos da descoberta, citado pela Lusa.

O achado comprova o cruzamento de espécies. "Naquela época havia a ideia dominante na comunidade científica - transmitida para o grande público - de que os Neandertais eram diferentes, meio brutos, que se calhar nem tinham linguagem. E que, na competição com uma espécie superior vinda de África, tinham acabado por desaparecer. Era uma simplificação grosseira".

Achado demonstra cruzamento de espécies
O achado demonstra que a criança terá nascido do cruzamento de um Homo Neanderthalensis e um Homo Sapiens. Conclui-se que os Neandertais não desapareceram por extinção mas por interação com os cro-magnons.

PORMENORES
Pedido de classificação
O pedido de classificação do esqueleto da ‘Criança do Lapedo’ foi feito pelo Museu Nacional de Arqueologia, em dezembro de 2018.

Sepultura importante
A sepultura da criança encontrada no vale do Lapedo, a dez quilómetros de Leiria, assume grande relevância por ser o primeiro enterramento Paleolítico escavado na Península Ibérica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)