Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Funcionária da Universidade de Lisboa infetada com Covid-19 em contacto com alunos

Segundo teste deu ‘inconclusivo’ e a mulher foi trabalhar. Há uma aluna com suspeita.
Francisca Genésio 28 de Maio de 2020 às 01:30
Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa FOTO: Jorge Paula

Uma funcionária dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, ao serviço na residência I de estudantes, testou positivo para a Covid-19 na sexta-feira passada, mas voltou ao trabalho na terça-feira, depois de ter repetido o rastreio e o resultado do mesmo ter sido "inconclusivo".

A denúncia foi feita ao CM por um grupo de alunos que reside nas respetivas residências e que está revoltado com a ação da reitoria. "Querem juntar-nos no mesmo espaço, o que não faz sentido, tendo em conta que os colegas da residência I tiveram muito mais contacto com a funcionária infetada do que os da II", conta uma aluna, que se apresenta como a representante dos estudantes dos dois espaços, acrescentando que "na madrugada de 27 de maio, uma residente do edifício 1 foi transportada para o hospital com sintomas. Continua a aguardar o resultado do teste".

Segundo a mesma jovem, todos os universitários que residem nas residências vão ser submetidos a testes de rastreio à infeção amanhã, no centro universitário, em Lisboa, mas a Universidade terá dito que não garante o transporte desde a Cruz Quebrada (Oeiras), onde se situam as residências. "Estamos em isolamento profilático até fazermos os testes e depois pedem-nos para irmos de transportes públicos", critica.

Sobre a situação, o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, recusa as críticas dos estudantes sobre a falta de oferta de transporte em segurança. Explica que a solução não seria "coerente com as recomendações da Direção-Geral da Saúde".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)