Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Gabinete de psicologia quer devolver o "sol" a doentes com cancro em Guimarães

Espaço resulta de um protocolo entre a câmara municipal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte.
Lusa 18 de Fevereiro de 2020 às 21:57
Mulher com cancro
Mulher com cancro FOTO: Getty Images
O concelho de Guimarães dispõe, a partir desta terça-feira, de um gabinete de psico-oncologia para dar apoio gratuito aos doentes com cancro e familiares e aportar esperança, força e "sol" às suas vidas.

"Este é, sobretudo, um espaço afetivo. Queremos que os doentes com cancro e as suas famílias se sintam aqui completamente apoiados, numa altura em que travam aquela que, porventura, será a mais dura cruzada das suas vidas", disse o presidente da câmara, Domingos Bragança, na inauguração do gabinete.

Situado na freguesia de Mesão Frio, o gabinete de psico-oncologia de Guimarães resulta de um protocolo entre a câmara municipal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPC) - Núcleo Regional do Norte.

A câmara disponibilizou e equipou o espaço, num investimento de cerca de 100 mil euros, e assegura toda a logística, cabendo à LPC disponibilizar os psicólogos que farão o atendimento.

No gabinete, serão realizadas sessões de psicoterapia, tanto individuais como em grupo.

"Este gabinete pretende restituir o sol que o cancro rouba ao doente e à família", disse ainda Domingos Bragança.

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, sublinhou que o doente oncológico "é muito especial, muito carente e não pode ser tratado como outro qualquer".

"Há um distanciamento cada vez maior entre os profissionais de saúde e o doente oncológico e há que contrariar essa tendência. Tem de haver uma empatia muito grande com o doente, porque isso dá força, cria imunidade", referiu.

Lembrou que a incidência oncológica "vai aumentar", mas vincou que a mortalidade é hoje bem menor do que antes.

"Atualmente, temos 400 mil sobreviventes", adiantou, para destacar o papel dos gabinetes de psico-oncologia na recuperação dos doentes com cancro.

O gabinete está também pronto para dar apoio psicológico aos profissionais de saúde, que muitas vezes acabam igualmente por "claudicar" com os casos que têm entre mãos.

Guimarães Domingos Bragança LPC saúde doenças cancro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)