Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Governo diz que vai garantir creches gratuitas a 40 mil crianças

Ministra da Segurança Social mostrou disponibilidade para aprovar proposta dirigida a famílias de rendimentos mais baixos.
Jornal de Negócios 22 de Janeiro de 2020 às 16:55
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho

O Governo está disponível para aceitar na especialidade uma proposta que garanta creches gratuitas a cerca de 40 mil crianças de baixos rendimentos, segundo anunciou esta quarta-feira na Assembleia da República a ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

"O Governo está disponível para, em sede da discussão de especialidade, tornar a creche gratuita para as crianças abrangidas pelo primeiro escalão de rendimentos de comparticipação familiar que frequentem creches da rede social", disse a ministra.

"A medida poderá abranger 40 mil crianças, incluindo primeiros filhos, deste escalão", acrescentou.

Quando anunciou a abstenção da generalidade, o PCP justificou a decisão com a abertura do Governo para aceitar propostas em várias áreas, incluindo a nível das creches.

Uma das propostas do PCP prevê precisamente a gratuitidade de creches para este escalão mais baixo de rendimentos, até ao pré-escolar.

Na sua intervenção inicial a ministra também referiu que o cheque para ajudar a pagar a creche que está previsto para o último trimestre do ano poderá abranger 51 mil crianças. Em causa está um apoio dirigido aos segundos filhos mas os montantes em causa ainda estão por regulamentar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)