Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Governo dos Açores levanta cerca sanitária de Ponta Garça e mantém a de Rabo de Peixe

Executivo açoriano decidiu realizar testes à covid-19 em massa nas duas localidades.
Lusa 21 de Janeiro de 2021 às 13:57
Coronavírus nos Açores
Coronavírus nos Açores FOTO: Lusa
O Governo Regional dos Açores decidiu levantar a cerca sanitária de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, mas manter por mais uma semana a cerca de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande.

"O Governo determinou o levantamento da cerca de Ponta Garça, com a manutenção da proibição de circulação, com a manutenção do encerramento dos estabelecimentos de ensino, com a manutenção do encerramento dos estabelecimentos de bebidas e restauração", disse hoje o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Desde o dia 15 de janeiro que vigoravam cercas sanitárias na freguesia de Ponta Garça e na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, as duas localidades nos Açores com maior incidência de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

A cerca de Ponta Garça será levantada a partir das 00:00 horas desta sexta-feira, mas a de Rabo de Peixe será mantida por "mais uma semana".

"Isto decorre da análise que foi feita da evolução dos números. Existe 5% de positividade de testes em Rabo de Peixe e cerca de 2% em Ponta Garça", justificou Clélio Meneses.

O executivo açoriano decidiu realizar testes em massa nas duas localidades, tendo detetado 11 casos em Ponta Garça e 71 em Rabo de Peixe (onde o rastreio ainda não terminou).

Os Açores têm atualmente 643 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 621 em São Miguel, 16 na Terceira, quatro nas Flores, um no Faial e um no Pico.

Desde o início do surto, foram detetados 3.291 casos nos Açores, tendo-se registado 23 óbitos e 2.526 recuperações.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
governos regionais partidos e movimentos política Governo Regional dos Açores Cerca sanitária covid-19
Ver comentários