Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Governo exige que Bélgica retire Alentejo e Algarve de zonas arriscadas devido ao coronavírus

País quer sujeitar viajantes destas regiões portuguesas a "maior vigilância".
Lusa 13 de Julho de 2020 às 17:20
Serpa, Alentejo
Serpa, Alentejo FOTO: Getty Images
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, exigiu hoje que a Bélgica retire o Alentejo e o Algarve da lista de áreas consideradas arriscadas, sujeitando viajantes destas regiões a "maior vigilância", e admitiu "surpresa" com a inclusão.

"Para mim, foi com surpresa que, hoje de manhã, [...] tive conhecimento do aviso publicado no 'site' do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica que, não só identificava as freguesias da área de Lisboa, como também as regiões do Alentejo e do Algarve", disse o chefe da diplomacia portuguesa, falando aos jornalistas em Bruxelas após a reunião com os seus homólogos da União Europeia (UE).

"Para grande surpresa minha, confesso, visto que não conheço nenhum dado que possa associar essas duas regiões aos níveis que, infelizmente, conhecemos nas tais 19 freguesias da Grande Lisboa", acrescentou, em declarações prestadas após a primeira reunião presencial em quatro meses dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, dada a pandemia.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)