Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Governo prolonga situação de contingência na região de Lisboa até 31 de agosto

Horários dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços poderão ser adaptados pelos presidentes das autarquias.
Correio da Manhã 13 de Agosto de 2020 às 14:12
Mariana Vieira da Silva
Mariana Vieira da Silva FOTO: Lusa
O Conselho de Ministrou prolongou esta quinta-feira a declaração de situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de alerta para o restante território até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2020.

Segundo explicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros, esta decisão teve em conta que se mantêm "as mesmas condições de há 15 dias". 

Uma das novidades passa pelos horários dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços nas áreas abrangidas pela situação de contingência, que poderão ser adaptados pelos Presidentes das Câmaras, "mediante parecer favorável da autoridade de saúde local e das forças de segurança".

Já nas áreas em situação de alerta, o comércio a retalho e os serviços podem passar a abrir antes das 10h00. No entanto, os serviços públicos deverão "manter, preferencialmente, o atendimento presencial por marcação, determinando-se que o atendimento prioritário possa ser realizado sem marcação prévia".

Para a tomada da decisão foi feita uma avaliação "de todos os critérios definidos em abril pelo Governo, no início do processo de desconfinamento, relativamente à capacidade de resposta do SNS [Serviço Nacional de Saúde], à capacidade de testagem do SNS, à redução do número de doentes internados em enfermaria e em cuidados intensivos e à redução do número de óbitos", acrescentou Mariana Vieira da Silva.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Área Metropolitana Lisboa Conselho de Ministro economia negócios e finanças pandemia coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)