Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Governo quer testagem massiva à Covid-19 com 400 mil testes a cada 14 dias

Diretora geral da Saúde, Graça Freitas, disse que há capacidade para uma média diária de 70 mil.
João Saramago 4 de Março de 2021 às 08:45
PostScript InfoCovid_Mundo.eps (9072673) (Milenium)
PostScript InfoCovid_Mundo.eps (9072673) (Milenium)
Está em marcha o plano para a testagem massiva de despistagem da Covid-19 junto da população. Numa fase inicial serão realizados cerca de 400 mil testes a cada 14 dias, o que garante uma média diária de 28 mil testes, que se junta aos 30 mil realizados quando se verificam sintomas em casos suspeitos ou contactos de risco.

A estimativa dos 400 mil testes é apontada pelo médico Germano de Sousa, responsável pelos laboratórios de análises clínicas com o mesmo nome. "É um valor perfeitamente aceitável e que se enquadra dentro da norma da Direção-Geral da Saúde", disse ao CM. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos confirmou ao CM que os seus laboratórios - com capacidade para realizar 13 mil testes diários - estão preparados para participar no plano de realização de testagem massiva.

O plano está previsto começar este mês com testagens em massa nas escolas, fábricas, escritórios e outros locais de elevada concentração demográfica. Germano de Sousa adiantou que a realização de testes é uma das medidas associadas ao desconfinamento.

Numa fase posterior será alargado o número de testes a realizar. Lembre-se que a diretora geral da Saúde, Graça Freitas, disse que há capacidade para uma média diária de 70 mil.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Germano de Sousa questões sociais saúde doenças
Ver comentários