Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Idosos já estão a ser retirados de lar de Vila Real. Há 20 infetados com coronavírus

Presidente da Câmara enalteceu o trabalho dos funcionários do Lar da Nossa Senhora das Dores.
Patrícia Moura Pinto 25 de Março de 2020 às 09:11
Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real
Funcionárias de lar de Vila Real gritam por apoio à janela
Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real
Funcionárias de lar de Vila Real gritam por apoio à janela
Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real
Funcionárias de lar de Vila Real gritam por apoio à janela
Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, enalteceu esta quarta-feira o empenho e trabalho das funcionários do Lar da Nossa Senhora das Dores onde se encontram 20 pessoas infetadas com coronavírus. "Uns verdadeiros heróis", afirmou o autarca.

Este lar começou a ser evacuado cerca das 09h35 desta quarta-feira, depois da chegada das ambulâncias que vão transportar as pessoas infetadas. Esta "é uma operação que envolve três ministérios, o da Defesa, Segurança Social e da Saúde, que envolve 21 corporações, 30 ambulâncias, um autocarro e 64 utentes", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Em declarações aos jornalistas, Rui Santos referiu que as pessoas infetadas serão transferidos numa ambulância para o hospital militar do Porto. As restantes irão de autocarro para Braga.

O presidente da Câmara dá ainda conta de que os funcionários deste lar vão ficar em isolamento profilático.

Recorde que esta terça-feira à noite, as funcionárias deste lar gritaram à janela "ajudem-nos", quando o presidente da câmara exigia ao Estado uma "resposta imediata" para a instituição.

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte determinou esta terça-feira o isolamento de todos os casos positivos detetados neste lar, designadamente 13 utentes e sete funcionários. Segundo Rui Santos, só foram testados os que apresentavam sintomatologia. Sabe o CM que este lar foi evacuado apenas esta quarta-feira, uma vez que esta terça-feira à noite ainda não havia local onde os colocar em segurança e isolamento. 

O primeiro caso positivo da covid-19 nesta instituição foi detetado no domingo, tratando-se de um doente oncológico que estaria a ser tratado no Hospital de São João, no Porto.

Em atualização
Vila Real Rui Santos política autoridades locais questões sociais coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)