Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Instituto Português do Sangue disponibiliza produto com anticorpos a vários hospitais

Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da "utilização criteriosa" dos medicamentos derivados do plasma-
Lusa 22 de Janeiro de 2021 às 09:07
Infarmed
Infarmed FOTO: Inês Gomes Lourenço
O Instituto Português do Sangue revelou hoje que tem estado a disponibilizar, em conjunto com o Infarmed, imunoglobulina humana normal (anticorpos) de origem nacional a hospitais de Lisboa, Porto, Alto Minho e Alentejo com "necessidades emergentes".

Numa resposta à Lusa a propósito do alerta lançado pelo Infarmed, que apelou à "utilização criteriosa" dos medicamentos derivados do plasma, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) diz que tem estado desde a semana passada a disponibilizar esta imunoglobulina aos serviços dos hospitais de S. João (Porto), Centro Hospitalar Lisboa Central (S.José e Estefânia), à Unidade Local de Saúde do Alto Minho e aos hospitais Espírito Santo de Évora e Nossa Sra. de Oliveira (Guimarães).

Na quinta-feira, o Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da "utilização criteriosa" dos medicamentos derivados do plasma, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

Ver comentários