Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

"Isolado em casa da minha mãe": Presidente da Câmara de Mação conta como vive a quarentena

Autarca mantém as suas funções com "as necessárias adaptações fruto da distância física" a que está obrigado.
P.G. 9 de Abril de 2020 às 09:28
Vasco Estrela está em isolamento
Vasco Estrela está em isolamento FOTO: Direitos Reservados
Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, fez esta quarta-feira o teste da Covid-19 e está a aguardar o resultado em isolamento profilático, em casa da mãe. O autarca participou, a 3 de abril, numa ação de sensibilização da GNR junto de automobilistas na EN2, em Vila de Rei.

Com a confirmação de que o comandante do destacamento da GNR da Sertã, presente na ação, estava infetado, foram contactados todos que que participaram na operação. Além de Vasco Estrela, estiveram os autarcas de Proença-a-Nova, Vila de Rei e o presidente da Junta de Freguesia de Cardigos. "O contacto com a pessoa foi esporádico e não mais de três minutos, ao ar livre", recorda o autarca.

Vasco Estrela, que não apresenta sintomas, está em isolamento profilático desde segunda-feira, cumprindo assim as indicações recebidas da autoridade de saúde. "Despedi-me da minha mulher e dos três filhos e estou isolado em casa da minha mãe. Ela ficou com a minha irmã, emprestando-me a residência para poder estar em isolamento". A mulher assegura a entrega de alimentos, que deixa à porta de casa.

Durante este período, o autarca mantém as suas funções com "as necessárias adaptações fruto da distância física" a que está obrigado. Esta quarta-feira presidiu à reunião semanal do Executivo através de videoconferência. Até ter o resultado do teste, que deverá ser conhecido hoje, Vasco Estrela enfrenta alguma ansiedade: "É uma situação nova. Não sabemos exatamente quais as consequências. Há pessoas que passam bem e outras que têm tido complicações."
Vasco Estrela Covid-19 GNR EN2 Vila de Rei política autoridades locais coronavirus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)