Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Já chegaram 5 mil testes para coronavírus dos 80 mil encomendados por Portugal

Restantes testes chegam ao País no início da próxima semana.
Lusa 26 de Março de 2020 às 14:02
Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales
Coronavírus
Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales
Coronavírus
Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales
Coronavírus
Portugal já recebeu 5.000 dos 80.000 testes para a covid-19 que tinham sido encomendados e os restantes chegam no início da próxima semana, anunciou o secretário de Estado da Saúde.

António Sales, que falava na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19, no Ministério da Saúde, em Lisboa, garantiu que Portugal "está preparado para esta fase [de mitigação]" e que há outras encomendas a chegar.

"Estamos preparados para esta fase (de mitigação]. Chegaram 5.000 dos 80.000 previstos e os restantes chegam no início da próxima semana. Há ainda 30.000 em stock" e várias encomendas a chegar, quer de material de proteção individual quer de testagem, disse António Sales.

O governante recordou que Portugal está agora numa fase com transmissão comunitária, que "todo o sistema de saúde está pronto para dar resposta aos doentes covid-19" e sublinhou que "o SNS24 continua a ser a porta de entrada"

"Esta nova fase vai obrigar cada um de nós a aumentar seus cuidados. É crucial que as pessoas não adoeçam todas as mesmo tempo e mantenham os contactos sociais reduzidos ao mínimo", afirmou.

O governante disse ainda que o Serviço Nacional de Saúde (SNS)tem vindo ativar planos de intervenção para a saúde mental em contexto de catástrofe e que as regiões de saúde do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte já têm planos destes ativos, "o que permite uma resposta integrada com diferentes níveis de cuidados".

"O apoio psicológico aos profissionais de saúde também está assegurado", assegurou o secretário de Estado, lembrando que "a pandemia tem posto à prova todos os serviços de saúde" e concluindo: "Temos razão para nos orgulharmos do nosso SNS, quer dos hospitais, quer dos centros saúde, dos serviços de emergência médica e dos profissionais de saúde que o compõem".

Lisboa Covid-19 Portugal António Sales SNS saúde questões sociais coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)