Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Lar da Misericórdia de Pavia em Mora regista mais três mortes por Covid-19

Segundo o autarca local, o total de vítimas mortais na instituição subiu para quatro.
Lusa 18 de Janeiro de 2021 às 13:26
Idoso
Idoso
O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Pavia, no concelho de Mora, distrito de Évora, subiu para quatro, mais três do que o anterior balanço, disse esta segunda-feira o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, indicou que, na semana passada, após a morte de um utente da instituição ocorrida na semana anterior, morreram mais três residentes no Lar Santa Isabel, da Misericórdia de Pavia.

Segundo o autarca, o total de vítimas mortais na instituição subiu para quatro.

Luís Simão precisou que, além das quatro mortes já registadas, estão infetados com o novo coronavírus 19 utentes e 13 funcionárias, mais duas que no balanço anterior feito à Lusa.

Em relação outros dois surtos do vírus da covid-19 detetados em equipamentos semelhantes do concelho, nos lares do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação e da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ACSTI), ambos em Cabeção, o presidente do município considerou que estão "controlados".

De acordo com o autarca, o surto que foi detetado há mais tempo, em novembro de 2020, é o do lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, que tem ainda dois utentes infetados numa estrutura de apoio de retaguarda (EAR), em Évora.

Na semana passada, três utentes deste lar que se encontravam na EAR regressaram à instituição, adiantou, lembrando que na sequência deste surto ficaram infetados 22 utentes, dos quais sete morreram, além de dois funcionários.

Já o surto no Lar da ACSTI infetou mais de 90 pessoas da instituição, a maioria utentes (dos quais 20 morreram), mas também funcionárias.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Misericórdia Covid-19 Mora Évora Pavia
Ver comentários