Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Lares sem medidas para segunda vaga de Covid-19

Enfermeiros pedem audiência urgente ao Governo para criação de plano de contingência.
Francisca Genésio 29 de Julho de 2020 às 08:45
Profissionais preocupados com o cruzamento da gripe sazonal com a infeção pelo novo coronavírus nos idosos
Profissionais preocupados com o cruzamento da gripe sazonal com a infeção pelo novo coronavírus nos idosos FOTO: thinkstock
A Ordem dos Enfermeiros (OE) pediu esta terça-feira, com urgência, uma audiência aos ministérios da Saúde e da Segurança Social para exigir a criação de um plano de inverno, com medidas concretas de proteção dos idosos institucionalizados. Na origem do pedido está a preocupação com o cruzamento da gripe sazonal, que agrava o quadro clínico dos utentes, com a eventual segunda vaga da Covid-19.

Os enfermeiros defendem a criação de uma rede de coordenação nacional, regional e local destinada à prevenção, controlo e monitorização de infeções. Os profissionais denunciam ainda a falta de recursos humanos nestas instituições, e querem a “responsabilidade” de gerir e executar os respetivos planos de contingência, reportando diretamente às autoridades de saúde”. Uma medida que, para João Ferreira Almeida, presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI), não faz sentido. 


“A preocupação é bem-vinda e concordamos que este ano será particularmente difícil. Ainda não há medidas concretas definidas para além das idênticas aos anos anteriores e do uso de máscara obrigatório, luvas e desinfeção regular das mãos, mas os planos devem ser adequados a cada instituição. Deve ser, por isso, um trabalho de equipa entre o médico, enfermeiro e diretor do lar”, explica. Ontem foi publicada, em Diário da República, uma portaria que cria um programa de apoio, no valor de 10 milhões de euros, que permite aos lares adquirirem equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e viseiras.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
OE Covid-19 Ordem dos Enfermeiros Saúde e da Segurança Social saúde questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)