Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Legionella volta a preocupar

12 casos no último mês e meio na região do Norte.
Ana Sofia Coelho 4 de Setembro de 2015 às 09:57
Dez dos doze casos ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto
Dez dos doze casos ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto FOTO: Amândia Queirós/Record
Duas pessoas estão internadas em hospitais do Grande Porto com Legionella. No total, foram registados 12 casos da doença dos legionários na zona norte do País, entre final de julho e ontem. A Direção-Geral de Saúde diz que a situação "era de certa forma esperada".

Entre os afetados, dez são residentes no Grande Porto e apenas dois estiveram fora de Portugal durante o período provável de ocorrência da infeção. "Há dois que ocorreram em viajantes que ficaram em hotéis lá fora", especificou Francisco George, diretor-geral da Saúde, desvalorizando o facto de serem mais casos do que os sete registados no mesmo período em 2014.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte, trata-se de um número considerado "superior ao que seria de esperar". Não há óbitos a registar, e o caso de um dos hospitalizados "é mais preocupante que o outro, mas a evolução de ambos será positiva", referiu Francisco George.
A investigação epidemiológica decorre para se perceber se há uma "eventual fonte de infeção ou se são casos esporádicos". 
Ver comentários