Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Lote da vacina AstraZeneca retirado na Áustria não é usado em Portugal, diz Infarmed

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde esclarece que "em Portugal não foram notificados quaisquer casos desta natureza".
Correio da Manhã 7 de Março de 2021 às 22:30
Vacina da Astrazeneca e da Univ. de Oxford é uma das que vão mais avançadas no processo de desenvolvimento
Vacina da Astrazeneca e da Univ. de Oxford é uma das que vão mais avançadas no processo de desenvolvimento FOTO: Reuters
O lote da vacina anti-covid-19 da AstraZeneca/Oxford retirado na Áustria após a morte de uma pessoa inoculada com o fármaco não é usado em Portugal, informou este domingo o Infarmed em comunicado.

As autoridades austríacas esclareceram, no entanto, que até ao momento não foi estabelecida qualquer relação causal entre o sucedido e o fármaco.

O óbito registado tratou-se de uma enfermeira do hospital austríaco de Zwettl, de 49 anos, que morreu 10 dias depois de ter recebido a vacina devido "a graves transtornos da coagulação".

O outro caso é uma enfermeira do mesmo hospital, de 35 anos, que sofreu uma embolia pulmonar após ter sido inoculada com o fármaco. Esta enfermeira encontra-se internada na unidade hospitalar em questão e o seu estado de saúde apresenta melhorias.

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde esclarece ainda que "em termos de avaliação da segurança da vacina, em Portugal não foram notificados quaisquer casos desta natureza, nomeadamente relacionados com tromboembolismo pulmonar ou periférico com a vacina" da AstraZeneca.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
AstraZeneca Áustria Infarmed Portugal questões sociais
Ver comentários