Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Madeira alerta para risco de cadeias de transmissão de coronavírus com reabertura de aeroportos

"Neste momento, é um risco controlado", admite Miguel Albuquerque.
Lusa 2 de Julho de 2020 às 14:30
Coronavírus Madeira
Coronavírus Madeira FOTO: Homem de Gouveia / Lusa
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que a reabertura dos aeroportos na região, iniciada na quarta-feira, tem "corrido bem", mas admite o risco de surgirem cadeias de transmissão de covid-19 com a entrada de turistas.

"Com a abertura do aeroporto e mesmo com os testes [realizados à chegada] corremos riscos. Eu não posso mentir à população: há sempre riscos de termos o início de uma cadeia [de transmissão], mas, neste momento, é um risco controlado", afirmou.

Miguel Albuquerque, que lidera o executivo de coligação PSD/CDS-PP, falava à margem de uma visita a uma exploração agrícola em Câmara de Lobos, zona oeste da ilha, um dia após a entrada em vigor do regime que obriga os passageiros desembarcados nos aeroportos do arquipélago - Madeira e Porto Santo - a apresentarem um teste negativo para covid-19 realizado até 72 horas antes do início da viagem ou, então, a realizá-lo à chegada.

"Ontem [quarta-feira] fizemos cerca de 270 testes, todos deram negativo. As coisas têm corrido bem, mas não devemos embandeirar em arco", realçou.

No dia 01 de julho, cerca de 400 passageiros desembarcam no Aeroporto Internacional da Madeira, provenientes de Lisboa, Porto e Ponta Delgada em aviões da TAP, easyJet e Azores Airlines, sendo que para hoje estão previstos dois voos oriundos da Alemanha e um de Lisboa.

"Não quero nenhuma euforia", advertiu Miguel Albuquerque, reforçando: "Neste momento, temos de manter as regras de distanciamento, de higienização, uso de máscara e acho que os madeirenses e porto-santenses já interiorizaram que isso tem de ser feito".

A Madeira continua com dois casos ativos de covid-19 dos 92 notificados desde 16 de março, 90 dos quais já recuperados, revelou na quarta-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

Portugal contabiliza pelo menos 1.579 mortos associados à covid-19 em 42.454 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

DC (EC) // MLS

Lusa/Fim

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários