Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

MAI apela para cumprimento das regras da DGS no regresso da I Liga de futebol

Apelo surge depois da claque do FC Porto, Super Dragões, ter manifestado intenção de estar presente nas imediações do estádio no primeiro jogo.
Lusa 2 de Junho de 2020 às 16:00
A carregar o vídeo ...
MAI apela para cumprimento das regras da DGS no regresso da I Liga de futebol
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, apelou esta terça-feira para que os adeptos garantam que a reabertura do campeonato nacional de futebol seja feita em "espírito de festa", mas respeitando as regras da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O apelo de Eduardo Cabrita surge na sequência do anúncio feito pela claque do FC Porto, Super Dragões, que manifestou a intenção de estar presente na quarta-feira nas imediações do estádio do Famalicão, com o objetivo de, a partir do exterior do recinto, apoiar a equipa de Sérgio Conceição no regresso da I Liga.

No Porto, em declarações aos jornalistas, Eduardo Cabrita garantiu que o efetivo policial destacado é "adequado e proporcional às circunstâncias", mas salientou que este é um esforço que "recai sobre todos".

"O apelo que eu faço aos cidadãos que gostam de futebol e que esperaram estes meses para que o campeonato fosse retomado é que o façam com respeito pelas orientações da Direção-Geral da Saúde, façam fundamentalmente sem ajuntamentos e quando queiram manifestar, de forma exuberante, eventualmente a alegria pelos resultados dos seus clubes que o façam com distanciamento físico", disse.

O ministro da Administração Interna adiantou que "tal como é habitual", as forças de segurança estabeleceram contactos quer com os clubes de futebol, quer com as claques.

"O apelo que eu faço a todos que garantam que o regresso do futebol seja o regresso de um espírito de festa, infelizmente com estádios vazios, mas é exatamente respeitando as regras de segurança que podemos garantir primeiro que haja futebol, e em segundo lugar que o mais cedo possível o futebol seja visto nos estádios", concluiu.

Questionado pelos jornalistas, à margem da cerimónia de inauguração da Esquadra da PSP de Cedofeita, no Porto, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe, Magina da Silva, adiantou que embora as regras em vigor para a situação de calamidade não impeçam que os adeptos vão até ao estádio, não permitem grupos com mais de 20 pessoas, pelo que sublinhou, essas regras vão ter de ser cumpridas.

"Esse trabalho foi feito com a claque em concreto, é uma claque que cria problemas nos estádios, como todas infelizmente todas criam, mas queremos acreditar que, neste caso em concreto, têm todo o interesse que não haja problemas. Foi isso que foi manifestado nas reuniões que tivemos e queremos acreditar que vai correr tudo bem", afirmou, sublinhando que há vários meses que a PSP se vêm preparando para o regresso da I Liga.

Quanto ao dispositivo policial, o Diretor Nacional da PSP adiantou que o mesmo foi adaptado a um cenário de covid-19, tendo sido reduzido em face da ausência de necessidade de controlar massas de adeptos. À volta do estádio será, contudo, definido um perímetro de segurança que os adeptos, sublinhou, "não vão puder ultrapassar". Já dentro do estádio, acrescentou Magina, a PSP terá uma "presença minimalista".

De acordo com aquele responsável, a PSP terá ainda a preocupação do policiamento de cidade, tendo em conta que os adeptos tem tendência a juntar-se para ver a bola.

"O apelo que queremos deixar aqui é que as pessoas consigam encontrar um equilíbrio entre o desejo que têm de celebrar o apoio aos clubes e obviamente o necessário cuidado para prevenção da pandemia. E quero acreditar que vai correr tudo bem", concluiu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.436 pessoas das 32.895 confirmadas como infetadas, e há 19.869 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)