Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Mais de 50 casos de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja

Há 38 utentes e 15 funcionários infetados, sem sintomas graves da doença.
Lusa 25 de Novembro de 2020 às 11:31
Idosos
Idosos FOTO: Getty Images
O lar para idosos da Santa Casa de Misericórdia de Azambuja tem 53 casos positivos de covid-19, entre os quais 38 utentes e 15 funcionários, sem sintomas graves da doença, disse o presidente do município, Luís Sousa.

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja adiantou à Lusa que também na unidade residencial da CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas) em Azambuja há 22 infetados, entre os quais 16 utentes e seis colaboradores.

"Na Santa Casa temos 38 idosos e 15 colaboradores e na CERCI temos 16 utentes de residência e seis colaboradores", disse Luís Sousa, acrescentando que nenhum dos infetados nas duas instituições foi hospitalizado e estão sem sintomas graves.

De acordo com o presidente do município do distrito de Lisboa, em ambas as instituições foram separados os casos positivos dos negativos.

"Utentes e colaboradores foram colocados em estruturas das instituições e cumprem isolamento. Na terça-feira, a câmara municipal emprestou 10 camas à CERCI para o efeito", disse.

Luís Sousa referiu também que a Santa Casa e a CERCI testaram e vão continuar a testar utentes e colaboradores para ir acompanhando a situação que, para já, "está controlada".

"Entretanto, a câmara fez uma candidatura e fomos buscar oito funcionários que iremos pagar e colocar na Santa Casa da Misericórdia e na CERCI para ajudar, uma vez que há funcionários infetados e é preciso reforço de recursos humanos", disse.

Luís Sousa adiantou também à Lusa que o vice-presidente do município, Silvino Lúcio, está infetado e em isolamento em casa.

"O nosso vice-presidente está positivo, mas sem sintomas, e quatro pessoas que contactaram diretamente com ele estão em confinamento. Hoje fomos quatro fazer teste, incluindo eu [testámos negativo], e amanhã outros quatro vão também fazer porque estivemos juntos numa reunião", disse.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Santa Casa da Misericórdia de Azambuja Luís Sousa CERCI Azambuja questões sociais saúde doenças
Ver comentários