Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Mascarados de Torres Vedras divulgam Carnaval em Lisboa

Foliões promovem festa no sábado.
28 de Janeiro de 2016 às 16:13
O Carnaval de Torres Vedras espera este ano 350 mil visitantes
O Carnaval de Torres Vedras espera este ano 350 mil visitantes FOTO: David Cabral Santos

O Carnaval de Torres Vedras, que espera este ano 350 mil visitantes, vai ser divulgado no sábado em Lisboa através de uma 'embaixada' liderada pelos reis da festa e com mais de uma centena de foliões, anunciou a organização.


Uma vez que o tema deste ano é 'Figuras e Figurões', a comitiva vai homenagear os poetas Camões, António Ribeiro, conhecido pelo 'Chiado', e Fernando Pessoa, percorrendo a pé no sábado de manhã a Praça Luís de Camões, a Rua Garrett, a Rua do Carmo e a Praça D. Pedro IV, acompanhada pelo som dos bombos e dos gigantes cabeçudos.


A iniciativa tem como objetivos não só divulgar o evento na capital do país, como também sensibilizar o Governo para que dê tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira de Entrudo, dado o impacto que o evento gera na economia local, cerca de 10 milhões de euros.


Com um orçamento de 600 mil euros, o maior dos últimos seis anos, o Carnaval decorre entre 05 e 10 de fevereiro, com os habituais corsos diurnos, ao domingo e terça-feira, e noturnos, no sábado e na segunda-feira, em que desfilam milhares de foliões mascarados e oito carros alegóricos, conhecidos pela sátira político-social.


Ainda longe dos olhares dos foliões e a serem ultimados nos bastidores do Carnaval, os oito carros alegóricos voltam a satirizar o futebol, seguindo num deles "gangsters, árbitros e figuras como Jorge Jesus, Platini, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira", e a política internacional, transformada em ilha dourada, com chanceler alemã a ouvir gritos de desespero e a preparar-se para um resgate solidário, adiantou a organização.

Carnaval Torres Vedras Lisboa
Ver comentários