Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Médico que atacou coronavírus luta pela vida em Viseu

Clínico deu entrada no hospital dia 31 e piorou na segunda-feira. Está entubado.
Tiago Virgílio Pereira 9 de Abril de 2020 às 09:28
António Cabrita Grade era diretor dos centros de saúde em Dão Lafões
Hospital de Viseu testa os profissionais de saúde
António Cabrita Grade era diretor dos centros de saúde em Dão Lafões
Hospital de Viseu testa os profissionais de saúde
António Cabrita Grade era diretor dos centros de saúde em Dão Lafões
Hospital de Viseu testa os profissionais de saúde
António Cabrita Grade, um dos médicos que estiveram desde a primeira hora no combate à propagação da Covid-19 em Viseu, continua internado na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital da cidade, depois de o seu estado de saúde se ter agravado nas últimas horas.

O médico de 65 anos, diretor do agrupamento de centros de saúde Dão Lafões, esteve sempre na linha da frente do combate à pandemia, na região Centro. "O estado de saúde inspira cuidados, uma vez que o doente tem outras patologias associadas. Está nos Cuidados Intensivos, mas para já mantém-se estável", garantiu ao CM fonte do hospital, realçando o trabalho do clínico sempre na ajuda dos doentes.

O foco de contágio terá sido um familiar, o genro, que também contraiu a Covid-19.

O médico está internado naquele hospital desde 31 de março, mas só passou para os Cuidados Intensivos na segunda-feira. Quando entrou no hospital, o seu estado de saúde era estável, mas a situação piorou. A falência dos órgãos acabou por ser inevitável e o médico neste momento está entubado e para respirar precisa do auxílio de ventilador.

Enfermeiro infetado no hospital de Viseu
Um enfermeiro do Hospital de Viseu acusou positivo para Covid-19. Segundo a Ordem dos Enfermeiros, a infeção terá sido contraída no serviço naquela unidade. Médicos, enfermeiros e auxiliares foram sujeitos a teste. Dez acusaram negativo.

Profissionais de saúde testados
O hospital da Covilhã aguarda esta quinta-feira os resultados aos testes de despiste a quase 100 profissionais de saúde que contactaram com um enfermeiro infetado. "A maioria continua a trabalhar com precauções redobradas", disse ao CM um funcionário.

Alargar o uso de máscara
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, reiterou esta quarta-feira a necessidade de alargar o uso de máscara para proteger a população face ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

Portugal pode estar no pico da curva
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reconhece que Portugal pode já estar no pico da curva epidemiológica do novo coronavírus. "Mas são necessários mais uns dias para ter a certeza", referiu.

Centro Europeu quer mais testes
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção da Doença avisa que a Europa pode ainda não ter atingido o pico da pandemia do novo coronavírus. "Muitos países testam muito poucos pacientes", alertou.

Enfermeiros criticam normas da DGS
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz "que as normas da DGS, na sua generalidade, excluem o papel fundamental dos enfermeiros e das suas competências no combate à pandemia".

Hospitais privados com 3882 suspeitos
Os hospitais privados receberam 3882 casos suspeitos de Covid-19 desde o início da fase de mitigação da pandemia, em 26 de março e registam 129 doentes infetados, revelou a associação do setor.

Médicos com formação em ventiladores
O presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, João Gouveia, explicou que será dada formação no recurso a ventiladores a médicos de outras áreas com orientação de intensivistas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)