Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Milhares de polícias ganham promoção ou aumento

Ministério da Administração Interna abre 1500 vagas para promoções. Sindicatos acham pouco 813 agentes.
Miguel Curado 1 de Maio de 2018 às 09:52
PSP
Polícia de Segurança Pública
PSP
PSP
Polícia de Segurança Pública
PSP
PSP
Polícia de Segurança Pública
PSP
O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou ontem várias medidas de progressão profissional na PSP. Assim, foram abertos concursos para a promoção de 1500 elementos dos vários escalões da Polícia - a maioria, 813, diz respeito aos agentes, um número que os sindicatos consideram escasso -, tendo ainda sido desbloqueados aumentos para 2484 agentes e subcomissários. No total, garante o MAI, serão beneficiados 3984 profissionais.

Estas promoções são as primeiras de 2018. Além da abertura de 813 vagas de agente para agente principal, foram contemplados 180 lugares de agente principal para agente coordenador, 170 de chefe para chefe principal, 95 de chefe principal para chefe coordenador, 153 de subcomissário para comissário, 35 de subintendente para intendente, 22 de intendente para superintendente e uma vaga para superintendente-chefe. Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado da PSP, diz que "havia margem para serem promovidos muito mais do que os 813 agentes".

O MAI anunciou a homologação, por parte do ministro Eduardo Cabrita, de um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República pedido a propósito da progressão remuneratória de 239 subcomissários e 2245 agentes.

Assim, um total de 2484 elementos vão, segundo espera fonte oficial do MAI contactada pelo CM, ser aumentados já nos salários de maio. "Esta progressão estava prevista no novo estatuto da PSP desde 2015 e só agora foi possível concretizar", concluiu a mesma fonte.

PORMENORES
Vigília marcada
Diversos sindicatos e associações da PSP, da GNR e dos três ramos das Forças Armadas iniciam amanhã, em Lisboa, uma vigília, sem fim marcado, para exigir os descongelamentos de escalões salariais.

Luta prossegue
O Sindicato Nacional da Polícia reivindica a luta que levou à subida de escalão de 2484 agentes e subcomissários na PSP. No entanto, o Sinapol mantém protestos em maio por mais subidas.

GNR beneficiada
Fonte oficial do MAI frisou ao Correio da Manhã que também a GNR foi já beneficiada, este ano, com 1846 promoções. O Governo frisa que este valor é superior ao dos últimos cinco anos.
Ver comentários