Militares da GNR discriminados no 112 no processo de vacinação contra a Covid-19
PSP e GNR definiram critérios diferentes para a vacinação dos seus elementos e, por isso, há elementos policiais com tratamentos opostos.
João Carlos Rodrigues
8 de Março de 2021 às 08:17
Têm as mesmas funções, trabalham as mesmas horas, nas mesmas salas, e ambos são fundamentais para garantir a resposta adequada a qualquer pessoa que ligue para o 112.
A única diferença até agora era a farda – verde ou azul, consoante pertençam à GNR ou à PSP. E esta diferença está a provocar muita contestação interna nas Centrais 112 devido às prioridades definidas por cada uma destas forças de segurança.
Para a PSP, “é um serviço de retaguarda fundamental” e, por isso, todos os elementos destacados neste serviço já foram vacinados contra a Covid-19. Mas para o Comando-Geral da GNR, o critério para a prioridade na vacinação é o contacto com o público e, assim, nenhum dos militares ali colocados recebeu a mesma vacina até agora.
“Não se compreende como dois elementos policiais com as mesmas funções e a trabalhar lado a lado tenham tratamentos tão diferentes”, lamenta ao CM um dos elementos que ainda aguardam pela vacina. “E pelo que sabemos vamos ser dos últimos a recebê-la”, acrescenta.
Para a PSP, responsável pela coordenação das duas centrais (Norte e Sul), “foi definido que seriam as forças de segurança a garantir a vacinação dessas pessoas, segundo as prioridades definidas por cada instituição”. E por isso já todos tomaram a primeira dose. Mas o Comando-Geral da GNR tomou outra opção.
“Tendo por base um racional norteado por princípios científicos, éticos, de aceitabilidade e de exequibilidade, considerando o risco associado à atividade operacional desenvolvida pelo efetivo da Guarda, foi definida como primeira linha prioritária de vacinação a atividade policial em que diariamente há contacto direto com o cidadão.”
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo.
- Saiba como colocar e retirar máscara e luvas
- Aprenda a fazer a sua máscara em casa
- Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa.
- Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários