Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Misericórdia de Belmonte fecha valências de infância e suspende visitas aos lares

Objetivo passa por preservar a saúde dos utentes e trabalhadores.
Lusa 23 de Janeiro de 2022 às 12:03
Lar
Lar FOTO: NUNO VEIGA/lusa
A Santa Casa da Misericórdia de Belmonte (SCMB) vai fechar temporariamente as valências de infância da instituição e suspender as visitas nos lares, devido à Covid-19, foi anunciado este domingo.

Em comunicado publicado na página do Facebook e assinado pelo provedor da instituição, José Figueiredo, é referido que as medidas entram em vigor na segunda-feira e que têm caráter temporário e preventivo.

A nota detalha que, desde início desta semana, se tem "assistido a um aumento de casos, tanto de alunos, como de profissionais, que começa a ser alarmante", pelo que já tinha sido encerrada uma das salas da pré-escola, decisão que é agora alargada.

"Os casos continuam a aumentar todos os dias e torna-se necessário conter este surto, de modo que seja possível reabrir as estruturas nas condições de segurança", acrescenta-se na informação, sem se especificar o número de casos registados.

Como medida preventiva, e embora ressalve que tem um sistema que garante a segurança dos utentes no que diz respeito às visitas, a SCMB também decidiu suspender as visitas aos Lares de Belmonte e Carvalhal Formoso, "até que a situação atualmente verificada em termos de infeções diminua".

Na nota ressalva-se que, deste modo, se pretende preservar a saúde dos utentes e trabalhadores.

A covid-19 provocou pelo menos 5,57 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.539 pessoas e foram contabilizados 2.176.256 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Belmonte Santa Casa da Misericórdia de Belmonte SCMB Portugal questões sociais saúde
Ver comentários