Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Missas no Santuário de Fátima com peregrinos vão voltar

Equipas de vigilantes vão ser reforçadas, para evitar aglomerações e garantir cumprimento das regras.
Isabel Jordão 26 de Maio de 2020 às 01:30
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima

O recinto de oração do Santuário de Fátima recebe no próximo sábado, às 11h00, a primeira missa com a participação de peregrinos, após uma interrupção de dois meses e meio, que visou evitar focos de contaminação da Covid-19. Aos sábados, domingos e nos dias 13, as missas das 11h00 passam a celebrar-se no recinto, tal como a missa das 15h00 aos domingos. O recinto não terá lugares marcados, cabendo a cada peregrino participar nas celebrações de forma a cumprir as regras de distanciamento físico.

As outras missas realizam-se na Basílica da Santíssima Trindade, que poderá acolher até sete mil fiéis, dado que a lotação total ultrapassa os dez mil lugares marcados. Neste período de suspensão das missas comunitárias, têm estado a ser celebradas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, à porta fechada e com transmissão pela internet.

As pias de água benta, à entrada das basílicas, vão continuar vazias, e a comunhão durante a missa continuará a ser na mão.

O Santuário de Fátima vai reforçar as equipas de vigilantes, colocados no recinto e a acolher os peregrinos, de forma a evitar aglomerações. Ao contrário da Basílica, em que os lugares estão marcados, o recinto de oração vai manter-se amplo e apenas com as habituais grades a delimitar o corredor usado para as procissões das Velas e do Adeus, nas peregrinações dos dias 12 e 13, até outubro.

As celebrações na Capelinha das Aparições serão também retomadas no sábado, com a recitação do terço, às 12h00, às 18h30 e às 21h30. Aos fins de semana, o terço será às 10h00 e às 16h00. No que tem que ver com as missas, apenas a das 12h30, de segunda a sexta-feira.

O Santuário de Fátima tem vindo a retomar a atividade de forma gradual. Os espaços de atendimento e litúrgico (para visita e oração) e as lojas reabriram dia 4 e duas semanas depois foram os espaços museológicos. Nos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)