Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Miúdos surpreendem em vídeos contra a corrupção

Durante sete dias, de hoje até domingo, o CM mostra-lhe os vídeos premiados contra a corrupção, feitos por jovens do ensino básico e secundário. Saiba neste primeiro vídeo como tudo se passou no concurso, através dos depoimentos dos autores premiados e do próprio presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins.
17 de Junho de 2013 às 18:46
corrupção, concurso, vídeo, alunos, escolas, país, Conselho de Prevenção da Corrupção, Guilherme d'Oliveira Martins, Tribunal de Contas
corrupção, concurso, vídeo, alunos, escolas, país, Conselho de Prevenção da Corrupção, Guilherme d'Oliveira Martins, Tribunal de Contas

A corrupção pode começar no simples copiar na escola. O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) pegou nesse alerta e lançou um desafio a todos os alunos do ensino básico e secundário do país: fazer um vídeo que ilustrasse este tipo de crime.

Com o objetivo de sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania, o Conselho de Prevenção da Corrupção - apoiado pelo Plano Nacional de Leitura e da Escola Superior de Comunicação Social - promoveu junto das escolas um concurso de vídeos de curta duração com o tema "Imagens contra a Corrupção".

O público-alvo do concurso foram os jovens do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, que frequentam escolas públicas ou privadas. De norte a sul do país e ilhas, 42 escolas responderam ao desafio.

No final, foram galardoados seis trabalhos (três premiados e três menções honrosas), tendo cada premiado recebido um 'tablet'.

CM DESAFIA ALUNOS

Para Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do CPC, o balanço do concurso "é muito positivo e em qualidade foi muito melhor do que o esperado". A iniciativa "permitiu que os professores, os alunos e os pais tivessem estado envolvidos numa reflexão sobre este tema", afirmou ainda.

O CM desafiou os alunos autores dos vídeos premiados a enviar um depoimento em vídeo respondendo a algumas perguntas sobre este crime 

AMANHÃ NÃO PERCA O PRIMEIRO VÍDEO PREMIADO

Não perca o vídeo de amanhã (terça-feira), o primeiro dos premiados. Intitulado "Imagens contra a corrupção", esta curta-metragem foi realizada por Mariana Santos, uma aluna de apenas 10 anos que frequenta o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA ASSISTIR AOS SEIS VÍDEOS GALARDOADOS

'Miúdos contra a corrupção: A lealdade'

'Miúdos contra a corrupção: Doce tentação'

'Miúdos contra a corrupção: O jogo da vida'

'Miúdos contra a corrupção: Folhas da honestidade'

'Miúdos contra a corrupção: Depende de ti'

'Miúdos contra a corrupção: Factor C'

Ver comentários