Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Muitos recuperados da Covid-19 morrem em 5 meses devido a problemas causados ou agravados pela doença

Uma em cada 8 pessoas que estiveram internadas com o novo coronavírus no Reino Unido morre de outras maleitas.
Francisco J. Gonçalves 19 de Janeiro de 2021 às 08:30
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Nuno André Ferreira
Um em cada oito pacientes que deixam os hospitais britânicos depois de recuperar da Covid-19 acaba por morrer num prazo de cinco meses, devido a complicações da doença. As conclusões preocupantes surgem num estudo da Universidade de Leicester agora revelado, que alerta para a necessidade de os pacientes recuperados terem acompanhamento e medicação depois de terem alta. "As pessoas vão para casa com efeitos de longo prazo e voltam para morrer. Vemos que quase 30% dos pacientes foram readmitidos no hospital e isso é muita gente", afirmou Kamlesh Khunti, autor do estudo.

Realizado em colaboração com o gabinete nacional de estatísticas britânico, o estudo descobriu que de 47 780 pessoas que tiveram alta hospitalar após recuperação da Covid, 29,4% foram reinternadas num prazo de 140 dias, e 12,3% acabaram por morrer devido a diabetes, problemas cardíacos, renais ou do fígado, aparentemente causados, ou agravados, pela Covid-19.

Vacina da Moderna causou alergias
Epidemiologistas norte-americanos recomendaram a suspensão da administração de um lote da vacina da Moderna contra a Covid-19, no estado da Califórnia. O alerta resulta de terem sido registadas dez reações alérgicas em 24 horas em pessoas vacinadas. A vacina da Moderna é administrada em Portugal.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Universidade de Leicester Covid-19 Kamlesh Khunti Covid Moderna saúde
Ver comentários