Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Lisboa deu negativo

Paciente no Porto aguarda resultados.
Correio da Manhã e Lusa 16 de Fevereiro de 2020 às 18:50
Coronavírus
Coronavírus
Coronavirus
Coronavírus
Coronavírus
Coronavirus
Coronavírus
Coronavírus
Coronavirus
O oitavo caso suspeito de infeção por coronavírus em Lisboa deu negativo, informou a Direção-Geral da Saúde este domingo à noite em comunicado.

No documento da DGS pode ler-se:

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que o oitavo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, que foi encaminhado hoje para o Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, resultou negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas".

A Direção-Geral da Saúde informou este domingo através de um comunicado que foram validados dois casos suspeitos de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica.

Trata-se de um doente regressado da China que foi encaminhado para o Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e de um doente regressado também da China que foi encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João.

"Ambas as unidades são hospitais de referência para estas situações", pode ler-se no comunicado.

Os doentes ficam internados e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Estes são o oitavo e o nono casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus em Portugal, sendo que nenhum dos casos anteriores se confirmou.

O último caso conhecido foi o de uma criança regressada da China, e que tinha sido encaminhada, esta sexta-feira, para o Hospital Dona Estefânia, hospital de Referência Pediátrico para estas situações. As analises laboratoriais efetuadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas resultaram "negativas".

Os seis casos suspeitos validados anteriormente pela DGS foram todos referentes a homens e mulheres vindos da China, encaminhados para hospitais de referência em Lisboa e no Porto e em todos as análises tiveram resultados negativos. O coronavírus Covid-19 já provocou 1.669 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial. A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano.

Além de 1.665 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão e um em França. As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 44 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.
epidemias e pragas saúde COVID-19 Coronavírus Direção-Geral da Saúde China Portugal coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)