Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Oito funcionárias infetadas com coronavírus em lar de Mem Martins, em Sintra

Testes vão prosseguir durante esta semana.
Correio da Manhã 20 de Setembro de 2020 às 19:58
Casa de Saúde do Telhal
Casa de Saúde do Telhal FOTO: CMTV

Um surto de Covid-19 foi detetado na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão-Mem Martins (Sintra) com o registo de oito casos positivos entre os funcionários, divulgou o diretor da instituição, Nuno Lopes. Entre os infetados há pelo menos cinco profissionais de saúde: duas enfermeiras, duas auxiliares e uma médica, segundo apurou o CM.



“Com o início da pandemia, em março, o plano de contingência elaborado estabeleceu a realização regular de rastreios. No último rastreio, que terminou na sexta-feira, verificou-se a existência de oito casos positivos”, explicou Nuno Lopes.

O diretor da unidade de saúde mental, que conta com 460 utentes e cerca de 300 colaboradores, adiantou que a Casa de Saúde do Telhal está em articulação com as autoridades de saúde sobre a realização de novos testes de despistagem à Covid-19.

Nuno Lopes adiantou que a instituição “funciona em 20 edifícios e cada um funciona como um grupo”. Uma solução encontrada para evitar os contactos, e pela qual os testes não são feitos em simultâneo a todos os utentes. A Casa de Saúde do Telhal foi criada em 1893 pelo Padre Bento Menni.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Algueirão Casa de Saúde do Telhal Sintra Mem Marins Covid-19 saúde
Ver comentários