Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

OMS alarmada com Covid-19 na Europa

Há 11 países onde a transmissão está “muito acelerada”. Portugal não está na lista.
Maria Vaz 26 de Junho de 2020 às 08:38
Alívio do confinamento deu origem a um ressurgimento de casos na Europa
Epidemia continua a alastrar
Alívio do confinamento deu origem a um ressurgimento de casos na Europa
Epidemia continua a alastrar
Alívio do confinamento deu origem a um ressurgimento de casos na Europa
Epidemia continua a alastrar
A Organização Mundial de Saúde alertou esta quinta-feira para um grande aumento de novos casos de infeção pela Covid-19 na Europa, pela primeira vez em vários meses. Num momento em que muitos países europeus estão a diminuir as medidas de restrição, há "trinta países que registaram aumentos nos novos casos acumulados durante as duas últimas semanas", indicou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Continuam a ser comunicados, em média, cerca de 20 mil novos casos de infeção e 700 vítimas mortais por dia nos países europeus. A situação é mais preocupante em 11 países, incluindo a Suécia, Arménia e Ucrânia, onde a transmissão é considerada muito elevada, tendo já levado a um "ressurgimento muito significativo" de casos. Portugal não se encontra nesta lista. A OMS indicou ainda que, a nível mundial, a pandemia também continua a acelerar, principalmente nas Américas.

Recorde de novos casos nos EUA
Os EUA registaram na terça-feira quase 36 mil novos casos de infeção, um novo recorde diário desde 24 de abril. Só os estados do Texas, Florida e Califórnia contabilizaram mais de 5 mil casos cada . Entretanto os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e do Connecticut impuseram uma quarentena obrigatória de 14 dias para os visitantes de oito estados onde a pandemia está a alastrar.

PORMENORES
Alerta na República Checa
A República Checa registou esta quinta-feira 127 novos casos de infeção por Covid-19, o maior número diário em dois meses. O país foi dos primeiros a levantar as medidas de confinamento.

Torre Eiffel já reabriu
A Torre Eiffel, em Paris, reabriu esta quinta-feira aos turistas, mas sem elevadores, o que significa que os visitantes têm de subir 674 degraus a pé para admirar a vista. A máscara é obrigatória.

Mil casos em Cabo Verde
Cabo Verde registou esta quinta-feira mais cinco novos casos de infeção por Covid-19, o valor mais baixo dos últimos 33 dias, mas suficiente para o país passar a barreira dos mil casos (1003).

20 milhões de infetados
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, estima que mais de 20 milhões de norte-americanos podem já ter contraído a Covid-19, um número 10 vezes maior do que o balanço oficial das autoridades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)