Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Pico da segunda vaga da Covid-19 em Portugal entre 5 e 11 de outubro

Podem ser atingidos os 1700 casos diários.
João Saramago 24 de Setembro de 2020 às 08:22
Especialistas acreditam numa segunda vaga severa no próximo mês
Especialistas acreditam numa segunda vaga severa no próximo mês FOTO: bruno colaço
Portugal vai enfrentar uma segunda vaga mais severa da pandemia de Covid-19, podendo atingir no próximo mês os 1700 casos diários. A previsão é da consultora Oliver Wyman e coincide na projeção com um estudo publicado esta quarta-feira na revista ‘Scientific Reports’, que estima o pico da segunda vaga entre os dias 5 e 11 de outubro.



“Já ultrapassámos a barreira dos mil casos uma vez, se voltar a acontecer não é nada de extraordinário”, diz Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “Ainda por cima, nós agora não vamos adotar medidas de confinamento drásticas, como adotámos em março e abril”, sublinha.

No boletim diário, a DGS indicou 802 novos casos na terça-feira, dia em que morreram três pessoas. Há 44 surtos ativos em 64 lares de idosos, que afetam 705 utentes, dos quais 114 estão internados. A ministra da Saúde informou que a utilização de testes rápidos de deteção do novo coronavírus será definida até ao final da semana.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários