Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Porto considerado um paraíso destruído por turistas

A imprensa alemã está a dar destaque à invicta.
23 de Agosto de 2018 às 00:24
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
Cidade do Porto
A cidade do Porto está a ser destacada pela imprensa alemã, nomeadamente pelo jornal Der Spiegel, por ser considerada um paraíso destruído pelos turistas. 

O artigo intitula-se de "Paraísos perdidos: Como estão os turistas a destruir os sítios que amam" e arranca com a invicta como um desses paraísos. 

"Parece fantástico e o lugar parece ainda mais surpreendente nas fotos", descreve o artigo que descreve a Livraria Lello como um dos grandes atrativos assim como o rio Douro. 

"Sabe-se que JK Rowling costumava visitar a Livraria quando morava no Porto no início dos anos 90, quando ensinou inglês e começou a sonhar com a série Harry Potter", lê-se. 

Ao longo do artigo, o jornal aponta como destruidores desta cidade, os turistas que passam pela Livraria com "os seus smrtphones" e compram cada vez menos livros, acabando por levá-la à falência há cerca de quatro anos. 

"Alguém sugeriu que a loja deveria começar a cobrar uma taxa de admissão de cinco euros. Pode parecer loucura na época, mas 4 mil pessoas visitam a Livraria todos os dias enquanto, durante o verão, o número de visitantes diários aumenta para 5 mil. A loja teve 1,2 milhão de visitantes em 2017 e faturou mais de 7 milhões de euros", explica o artigo. 

O longo artigo fala ainda de Veneza em Itália e de Barcelona em Espanha, mas é a cidade portuguesa que é protagonista. 

A "Der Spiegel" conclui que quem mora nas cidade massificadas pelo turismo são quem mais perde e já se começam a sentir ameaçados pela invasão de turistas e como parecem estar a controlar tudo. 
Rowling Porto Der Spiegel Paraísos Livraria Lello Veneza Douro JK Harry Potter Itália Barcelona Espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)