Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Praia da Parede em Cascais volta a abrir após levantamento da interdição de banhos

Zona balnear esteve interditada a banhos após se terem registado valores microbiológicos acima dos parâmetros normais.
Lusa 11 de Julho de 2020 às 20:52
Praia da Parede, em Cascais
Praia da Parede, em Cascais FOTO: Vítor Chi
A praia da Parede, em Cascais, voltou a abrir aos banhistas, após contra-análises à água que revelaram valores microbiológicos "dentro dos parâmetros de referência", o que permitiu o levantamento da interdição, informou este sábado a Câmara Municipal.

"As contra-análises efetuadas à água da praia da Parede revelam que os valores microbiológicos estão dentro dos parâmetros de referência. Isto quer dizer que a referida praia está em perfeitas condições para a prática balnear, pelo que a interdição é levantada", refere, em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa.

A autarquia sublinha que "trabalhou em constante articulação com as autoridades competentes nesta matéria, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente, a Capitania e a Direção-Geral de Saúde, no sentido de assegurar as condições de segurança e de saúde essenciais à prática balnear", bem como no sentido da "rápida resolução da situação anómala".

A praia da Parede foi interditada a banhos a meio desta semana após se terem registado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, na sequência de análises periódicas efetuadas à qualidade da água.

Numa nota divulgada no Facebook, o município referiu então que esta situação determinava a interdição da prática balnear apenas na praia da Parede, não afetando as restantes.

De acordo com o município, a empresa Águas de Cascais estava a realizar verificações às redes e aos sistemas de saneamento, no sentido de apurar as causas possíveis dos resultados obtidos, uma vez que não era "evidente a causa da contaminação" da água.

A Câmara de Cascais indicou ainda que as outras praias do concelho foram alvo de monitorização e análises, estando os resultados dentro dos parâmetros de referência.

Parede Cascais Câmara Municipal de Cascais ambiente política água autoridades locais praia análises
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)