Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Praia em Aljezur já tem vigilância e bandeira azul

Praia do Monte Clérigo conta com dois nadadores-salvadores.
José Carlos Eusébio 18 de Julho de 2019 às 08:22
Praia do Monte Clérigo é uma das mais frequentadas da Costa Vicentina
Praia do Monte Clérigo, em Aljezur
Praia de Aljezur
Praia do Monte Clérigo é uma das mais frequentadas da Costa Vicentina
Praia do Monte Clérigo, em Aljezur
Praia de Aljezur
Praia do Monte Clérigo é uma das mais frequentadas da Costa Vicentina
Praia do Monte Clérigo, em Aljezur
Praia de Aljezur
A praia de Monte Clérigo, uma das mais frequentadas da Costa Vicentina, conta finalmente, desde esta quarta-feira, com nadadores-salvadores, tendo sido também hasteada a Bandeira Azul.

Uma reunião de emergência realizada na segunda-feira permitiu encontrar uma solução para o problema, que colocava em causa a segurança dos banhistas.

Ao que apurou o CM, a vigilância passa a ser garantida por dois nadadores-salvadores - um desses elementos é disponibilizado por um restaurante de praia e outro pela autarquia de Aljezur.

Mas, a partir do final deste semana, o dispositivo de assistência passará a ser assegurado apenas pelos privados, enquanto a câmara vai facultar um elemento para as folgas dos nadadores da praia.

Este foi o resultado de uma reunião de emergência entre a Câmara de Aljezur, Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Lagos, proprietários dos restaurantes de praia e Associação dos Moradores do Monte Clérigo.

A autarquia salienta que foi encontrada "uma solução comum e sólida", que garante a segurança dos banhistas.

Pormenores
Surfistas salvam
No dia 10 deste mês, dois instrutores de surf salvaram uma criança e um homem que tinham sido levados pela corrente e estavam em dificuldades.

Perante o risco para banhistas, a Câmara de Aljezur optou por deslocar, no passado fim de semana, dois nadadores da praia de Vale dos Homens, menos frequentada, para Monte Clérigo.

Atraso nos meios
Antes do verão, a capitania concessionou um apoio, que teria de ter nadadores. Só que este ainda não abriu. Assim, existia a expectativa de que, tal como em 2018, a assistência fosse garantida pelos restaurantes licenciados pela Agência Portuguesa do Ambiente, mas estes contestaram a hipótese.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)