Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Preocupação no Algarve com 35 surtos em escolas e lares

Esta segunda-feira, havia 171 alunos infetados pelo novo coronavírus e 2487 em isolamento profilático, além de 20 funcionários infetados e 345 em isolamento.
João Saramago 7 de Dezembro de 2021 às 01:30
Preocupação no Algarve com 35 surtos em escolas e lares
Preocupação no Algarve com 35 surtos em escolas e lares FOTO: Correio da Manhã
A situação pandémica no Algarve é “preocupante”, admitiram esta segunda-feira as autoridades regionais de saúde, que contabilizam 35 surtos de Covid-19 ativos na região, 20 dos quais em escolas e dois em lares de idosos. Esta segunda-feira, havia 171 alunos infetados pelo novo coronavírus e 2487 em isolamento profilático, além de 20 funcionários infetados e 345 em isolamento. No total, 111 turmas estão em isolamento profilático no Algarve.

Um dos lares afetados está a braços com um surto de “alguma dimensão”, embora “estabilizado”, garantiu a delegada de saúde do Algarve. “A situação epidemiológica no Algarve é preocupante. Os números são elevados e a estimativa é ainda de algum crescimento, o que faz pressão sobre os serviços de saúde”, admitiu Ana Cristina Guerreiro. A responsável acredita, porém, que os hospitais “têm uma margem grande” para absorção de doentes.

Na região, acrescentou, a taxa de incidência de Covid-19 tem sido “predominante” na faixa etária dos 30-39 anos e tem atingido muitas “crianças em idade escolar”. Quanto ao perfil dos internados em Cuidados Intensivos, a delegada de saúde apontou que “são mais novos do que na primeira vaga de inverno” e que “50 por cento das pessoas não estão vacinadas”.

No fim de semana, dois doentes do Algarve foram levados para o Hospital de Santa Maria por precisarem de um dispositivo de circulação extracorporal.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Algarve saúde serviços médicos (geral) doenças questões sociais política autoridades locais
Ver comentários