Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Primeiro eclipse lunar de 2022 acontece esta madrugada. Saiba qual a melhor hora para olhar para o céu

Fase total - onde atinge a sua totalidade - vai ocorrer às 4h29.
Correio da Manhã 15 de Maio de 2022 às 21:05
Eclipse lunar visto do céu
Eclipse lunar visto do céu FOTO: Reuters
Na madrugada desta segunda-feira dia 16 de maio vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2022 visível em Portugal Continental, Açores e Madeira.

Este fenómeno resultará numa ‘Lua de Sangue’ (eclipse associado a uma superlua, que faz com que durante o fenómeno o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro), será também visível em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antártida.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a fase penumbral (quando apenas existe uma breve sombra) vai acontecer às 2h31 e às 3h28 a Lua começa a entrar na sombra da Terra (fase umbral)

O eclipse total vai ocorrer às 4h29, momento em que a Lua "fica totalmente dentro do cone de sombra da Terra". 
"Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada", revela a nota.

O máximo do eclipse ocorre às 5h12 - quando a Lua está no centro da sombra da Terra - e a fase de Lua cheia apenas 2 minutos depois, às 5h14.

"Por fim, às 7h52 a Lua sai completamente da penumbra voltando à sua tonalidade habitual", concluiu o OAL, anunciando que o próximo Eclipse Total da Lua ocorrerá no dia 8 de novembro de 2022.


Lua de Sangue Açores Portugal Continental Pacífico Terra ciência e tecnologia
Ver comentários
}