Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Professores pedem testes ao coronavírus

Federação Nacional de Educação quer rastreio durante novo ano letivo. Falta de diálogo criticada: "Ministério acha que sabe tudo".
Bernardo Esteves 1 de Agosto de 2020 às 09:32
/fotospublicadas/Fotos/2-34789307 (6335916) (Milenium)
/fotospublicadas/Fotos/2-34789307 (6335916) (Milenium) FOTO: Nuno André Ferreira
A Federação Nacional de Educação (FNE) defende um rastreio ao novo coronavírus para trabalhadores docentes e não docentes.

“Propomos ao Ministério da Educação (ME) que ao longo do ano sejam realizados testes serológicos e de diagnóstico”, afirmou, em conferência de imprensa, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva. Já no regresso das aulas presenciais dos 11º e 12º anos os professores tinham pedido rastreio, mas o ME recusou. Esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) também esclareceu que só os professores com mais de 65 anos e de grupos de risco serão vacinados contra a gripe sazonal.

A estrutura sindical critica ainda a tutela devido à falta de diálogo. “O ME acha que sabe tudo e pode fazer tudo sozinho, sem envolvimento dos parceiros, o que é profundamente errado, porque em vez de ter trabalhadores mobilizados, tem desconfiança e incerteza”, disse o sindicalista, que defende mais autonomia das escolas: “O ME quer fazer crer que em cinco semanas os alunos superam as dificuldades do último ano letivo, mas não deve meter-se no que pertence às escolas.”

A FNE pede ainda a definição clara sobre qual o distanciamento seguro, depois de ME e DGS terem apontado uma distância de “um metro, se possível”. “As entidades devem definir com clareza qual o espaço mínimo”, disse Dias da Silva.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)