Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Projeto combate isolamento social de doentes internados com videochamadas

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa desenvolve projeto pioneiro.
Aureliana Gomes 25 de Fevereiro de 2021 às 16:55
Projeto combate isolamento social de doentes
Projeto combate isolamento social de doentes

‘Estou’ é o projeto pioneiro que o Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vai integrar. O objetivo é combater o isolamento social dos doentes internados, recorrendo às novas tecnologias. 

A pandemia da Covid-19 trouxe restrições às visitas hospitalares e esta será mais uma forma encontrada e aproximar e facilitar a comunicação dos doentes com as famílias e tranquilizá-las.

Segundo nota do hospital, com este projeto, sem fins lucrativos, os doentes vão poder realizar videochamadas, sem limite de tempo e sem necessitarem de ajuda dos profissionais de saúde. O serviço é gratuito para os doentes e famílias.

Dessa forma, "utilizando tablets, cedidos ao Serviço, e um software específico muito simples, reduzem-se as barreiras para os doentes menos familiarizados com as novas tecnologias", refere a Unidade Hospitalar.

O tablet é utilizado individualmente e, no final do internamento, o equipamento é higienizado, ficando pronto para ser reconfigurado e colocado à disposição de outro doente.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Tâmega Sousa saúde questões sociais hospitais
Ver comentários