Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Projeto-piloto arranca hoje: CTT começam a entregar cartão de cidadão em casa

Medida foi desenvolvida em conjunto com o Governo e visa dar resposta ao crescente número de cartões que ficaram por entregar devido à pandemia.
Jornal de Negócios 25 de Setembro de 2020 às 12:25
lisboa ctt carteiro
lisboa ctt carteiro

Os CTT vão começar a entrar o cartão de cidadão em casa dos portugueses. O projeto-piloto arranca esta sexta-feira no concelho de Oeiras, mas o objetivo é expandir gradualmente para o resto do país.

Numa primeira fase, abranger mais de 6 mil cidadãos do concelho de Oeiras, prevendo-se que abranja cerca de 100 mil cidadãos, detalhou a empresa liderada por João Bento em comunicado.

A medida foi desenvolvida em conjunto com a área governativa da Justiça e da Modernização do Estado e da Administração Pública e visa dar resposta ao crescente número de cartões de cidadão que ficaram por entregar devido à pandemia.

Na prática, "vai abranger os cidadãos nacionais com 18 ou mais anos residentes em Portugal que pediram e pagaram a renovação do Cartão de Cidadão; não têm agendamento marcado para levantar o documento até ao dia 31 de outubro; são capazes (isto é, que não estão sujeitos ao regime do maior acompanhado) e têm os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão", detalha a empresa.

Os Correios sublinham ainda que por razões de segurança, "apenas o titular do cartão o poderá rececionar, seja em casa, seja no balcão dos CTT (no caso de estar ausente e ir levantar com o aviso de entrega), uma vez que é obrigatório comprovar a sua identidade de forma presencial".

Para tal, os clientes receberão um SMS ou um email do Instituto de Registos e Notariado (IRN), conforme os contactos que tenha associado ao cartão do cidadão, a avisar da entrega do documento por correio registado e a informar que a receção só pode ser feita pelo próprio, e mediante prova da sua identidade.

Ver comentários