Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Remoção de tatuagens é feita com laser

A eliminação do desenho não é imediata e vai acontecendo ao longo do tempo, dependendo de cada caso.
Daniela Polónia 2 de Junho de 2019 às 06:00
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Protetor solar
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Protetor solar
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Eliminação da tatuagem acontece de forma gradual com o tratamento a laser
Protetor solar
Caso se tenha arrependido de uma tatuagem que fez, tem uma solução: removê-la através de um tratamento a laser.

"Qualquer pessoa o pode fazer. No entanto, não é aconselhável se estiver a fazer um tratamento de acne, que usa uma medicação fotossensível. É sempre feita uma avaliação. Nas peles mais escuras, usamos potências mais baixas e então podem ser necessárias mais sessões", explica ao CM Paula Gonçalves, enfermeira na Tattoo Clinic, em Lisboa. 

O número de tratamentos para remover a tatuagem depende de cada caso mas pode variar entre três e dez, em espaços de quatro a seis semanas cada um. A eliminação da tatuagem não é imediata.

"Com o tempo, a marca vai desaparecendo. Não é eliminada logo por completo na última sessão", afirma a especialista. O custo de cada sessão pode ir dos 30 aos 120 euros, dependendo do tamanho e da zona da tatuagem.

A omoplata, os pés, os braços e a zona do fundo das costas são os locais mais intervencionados.

"Normalmente, costumam optar por este tratamento porque já não se identificam com a tatuagem que fizeram. Há casos de nomes de pessoas que deixam de ter significado. Há ainda situações de trabalho, como polícias e hospedeiras de bordo, que têm de as remover", diz Paula Gonçalves.

No inverno há menos risco de a zona tatuada infetar
Depois de fazer uma tatuagem, cada tatuador irá explicar aquilo que deve fazer para que o processo de cicatrização decorra sem problemas. E há cuidados que não deve descurar. Evite estar exposto ao sol enquanto a tatuagem cicatriza, já que há o risco da pele hiperpigmentar.

E mesmo depois desse processo, aplique sempre protetor solar de fator elevado. Deve ainda manter essa zona do corpo limpa e seca. Seque a pele de forma suave, com uma toalha. Não esfregue a tatuagem para não causar irritação. É também importante que vá hidratando e pele.

No inverno há menos probabilidade de haver complicações durante a cicatrização e, por isso, esse poderá ser o período ideal para ser tatuado. Nos primeiros tempos, não é recomendado que esteja em contacto com a água salgada, cloro das piscinas ou saunas, uma vez que tal aumenta o risco de infeção.

Em alguns casos, pode até ter de proteger a tatuagem com uma película aderente, sobretudo se for numa zona que esteja coberta com roupa, como é o caso das pernas e do tronco.

"Não me identifico com o desenho"
Há cerca de cinco anos Edson Martins fez uma tatuagem de um dragão nas costas. "Agora, já não me identifico com ela. Foi uma fase que já passou e, por isso, decidi removê-la", afirma. Edson, de 41 anos, já fez três sessões do tratamento a laser para remover o desenho.

"Tenho visto muitos resultados. Já está praticamente removida. Tenho uma no braço que é para ficar. E agora não faço intenções de voltar a fazer outra tatuagem", explica o homem, que vive no Seixal.

Edson afirma ainda que as sessões de tratamento não são dolorosas, até porque é aplicado um creme anestésico antes da intervenção a laser.

"Evitar o sol após sessão"
Paula Gonçalves - Enfermeira na Tattoo Clinic, Lisboa
CM - Que cuidados é preciso ter depois de cada sessão de tratamento?
Paula Gonçalves – O paciente não deve apanhar sol direto nos primeiros dias. Depois, precisam de usar protetor solar de fator 50. É importante também que não coloquem água quente e gel de banho naquela zona. Durante uma semana usam o penso e limpam com soro.
– Há casos mais específicos em que seja necessário outro cuidado?
– Os pés têm muita tendência a inchar e então recomendamos que coloquem gelo. E nos três dias seguintes não devem fazer exercício físico.
– Quais são as tatuagens mais fáceis de remover?
– As que são pretas saem por completo com maior facilidade porque há mais absorção da luz. Nas tatuagens com outras cores, há a probabilidade de não saírem totalmente.
Edson Martins Paula Gonçalves Tattoo Clinic Lisboa tatuador Seixal Seixal desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)