Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Romaria de S. Mateus em Elvas começa sexta-feira

Esperados milhares de visitantes.
14 de Setembro de 2015 às 09:56
A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país
A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país FOTO: Direitos Reservados

As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus começam na sexta-feira em Elvas, distrito de Portalegre, com milhares de romeiros a serem esperados num evento com cerca de três séculos de existência.


O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, José Alves, que decorre no domingo, às 18h30, e que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.


Durante os dias de festa, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído em 1752, é visitado por milhares de fiéis.


A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, esta segunda-feira divulgado pelos promotores, que decorrem até ao dia 27 deste mês, inclui cerimónias religiosas, espetáculos musicais e pirotécnicos, corrida de toiros e exposições.


A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e do município.


Segundo a Câmara Municipal de Elvas, o programa de espetáculos do certame, com entradas pagas, conta com a participação de Made In e Agir (dia 22), Soversion e Carlão (23), Jorge Goes e José Cid & Big Band (24), Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (25) e Anselmo Ralph (26), no recinto coberto, a partir das 22h30, seguindo-se a atuação de dj.


Sobem ainda ao palco das festas, com entradas gratuitas, Fernando Correia Marques e Toy (dia 18), Double Mars e Lucas & Matheus (19), José Gonçalez e António Zambujo (20) e os fadistas Soraia Branco, Joana Amendoeira, António Pinto Basto e Rodrigo (21).

Romaria de S. Mateus Elvas
Ver comentários