Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Santuário encheu-se com 35 mil crianças

Peregrinação anual coloriu recinto com três mil balões.
Isabel Jordão 11 de Junho de 2016 às 12:03
Largada de três mil balões coloridos assinalou ambiente de festa no santuário
Largada de três mil balões coloridos assinalou ambiente de festa no santuário FOTO: Rui Miguel Pedrosa
A largada de três mil balões coloridos assinalou o ambiente de festa que, na manhã de ontem, se viveu no Santuário de Fátima, onde se realizou a peregrinação anual das crianças. O recinto de orações encheu-se com 210 mil fiéis, 35 mil dos quais crianças.

Para esta celebração, as crianças foram desafiadas pelos catequistas a deixar Deus contente, fazendo boas ações. Para uns isso significa portar-se bem, rezar ou tirar boas notas na escola. Para outros, o importante é ajudar os pais ou os amigos. Houve também quem pedisse perdão para os colegas que não os tratam bem na escola.

Na homilia, o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, afirmou que "as crianças são inseparáveis da mensagem de Fátima", recordando as aparições aos três pastorinhos.

"O Francisco, a Jacinta e a Lúcia ensinam-nos uma forma simples de ajudar Deus a ficar mais contente ainda connosco", disse o prelado, referindo a importância da oração, dos sacrifícios, do perdão, da adoração e das boas ações.

No regresso a casa, cada criança levou uma surpresa oferecida pelo santuário: um puzzle com a mensagem do anjo aos três pastorinhos e um balão.

Os parques de estacionamento do santuário esgotaram a lotação e o trânsito na A1 esteve congestionado horas, formando-se uma fila de 15 quilómetros no sentido Norte-Sul.