Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Secretário de Estado infetado com Covid-19 está a trabalhar em casa

Ricardo Pinheiro testou positivo. Encontra-se assintomático.
Correio da Manhã 26 de Novembro de 2020 às 09:25
Ricardo Pinheiro
Ricardo Pinheiro FOTO: Lusa
O secretário de Estado do Planeamento, que testou positivo à Covid, encontra-se a recuperar na sua casa de Campo Maior. "Está assintomático e a exercer as suas funções a partir da residência", informou ao CM o gabinete do Ministério do Planeamento, em comunicado, reafirmando a informação prestada terça-feira e que o CM publicou. De acordo com o mesmo comunicado, Ricardo Pinheiro testou positivo no sábado à tarde.

"Deslocou-se na sexta-feira, sem quaisquer sintomas de saúde, de Lisboa para Campo Maior, onde reside.
Detetou os primeiros sintomas que poderiam ser associados a Covid-19 no sábado de manhã, tendo-se dirigido de imediato ao ADR-SU do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde, às 11 horas, foi submetido a um teste à Covid-19. (…) Dirigiu-se imediatamente para o domicílio, ficando em isolamento até obter o resultado do teste às 17 horas do mesmo dia, por SMS enviado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo." O comunicado acrescenta, ainda, que o seu motorista foi testado sábado à noite, "após ter tomado conhecimento do resultado do teste" do secretário de Estado.

O caso foi noticiado esta quarta-feira pelo CM, onde se dava conta, também, de outra versão dos factos. Segundo informação avançada ao CM por três fontes distintas, uma da PSP, outra da Ordem dos Enfermeiros e, ainda, uma outra do Ministério da Saúde, o governante terá manifestado sintomas após o seu motorista ter testado positivo, tendo posteriormente rumado a Campo Maior.

Forças Armadas vão participar na vacinação
As Forças Armadas vão participar no plano de vacinação contra a Covid-19. "O trabalho que está a ser feito será, provavelmente, no âmbito do planeamento e da logística", afirmou Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional, descartando a hipótese de os militares virem mesmo a administrar vacinas.

Reitores preveem adotar modelos mistos no futuro
70% das instituições de Ensino Superior planeiam adotar no futuro modelos que conjugam aulas presenciais e online, conclui um inquérito do Banco Santander junto de 700 reitores de 90 países. Quase 60% dos inquiridos preveem uma quebra na inscrição de estudantes.

Congresso do PCP trava aulas de Educação Física
Amanhã, os alunos da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures, não vão ter aulas de Educação Física porque o Pavilhão Municipal Feliciano Bastos, habitualmente utilizado para as mesmas, vai estar ocupado por atividades ligadas ao congresso do PCP. Fonte da Câmara Municipal de Loures afirma que a escola foi avisada "atempadamente". Contactada pelo CM, a escola informou não estar disponível para prestar esclarecimentos.

Enfermeiros querem mais profissionais para a vacinação
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou esta quarta-feira que o plano para a campanha da vacinação contra a Covid-19 deve priorizar a contratação de profissionais de saúde.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários