Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a previsões de chuva

Proteção Civil alerta que "em locais não pavimentados as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes e postes".
Lusa 2 de Dezembro de 2019 às 12:22
Chuva
Chuva xx
Chuva
Chuva
Chuva xx
Chuva
Chuva
Chuva xx
Chuva
A Proteção Civil dos Açores alertou esta segunda-feira para a previsão de chuva por vezes forte nas ilhas dos grupos Ocidental e Central, que vão estar sob aviso meteorológico amarelo devido a uma superfície frontal fria.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no grupo Ocidental (ilhas das Flores e Corvo) o aviso amarelo vai vigorar até às 12:00 locais de esta segunda-feira (menos uma hora do que em Lisboa), devido às previsões de precipitação, que poderá ser acompanhada por trovoada.

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo vai vigorar entre as 15h00 e as 21h00 locais.

Devido a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como a limpeza dos sistemas de drenagem e os adjacentes às residências.

A Proteção Civil açoriana desaconselha a circulação sem necessidade, devido à eventual formação de lençóis de água, e alerta ainda que "em locais não pavimentados as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros".

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

Açores Proteção Civil Central Ocidental meteorologia questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)