Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Setenta lares de idosos em Portugal com casos de infeção por coronavírus

No total, 542 utentes e 2017 funcionários testaram positivo à covid-19.
Lusa 17 de Agosto de 2020 às 15:08
Coronavírus
Coronavírus FOTO: EPA
Setenta estruturas residenciais para idosos em Portugal têm casos de covid-19 com 542 utentes e 2017 funcionários com testes positivos, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Em conferência de imprensa de atualização da pandemia em Portugal, António Sales adiantou que este número equivale a menos de 3 por cento do universo total de lares de idosos.

A situação dos lares, adiantou, continua a ser acompanhada pelo Ministério da Saúde, garantindo contudo que se regista "alguma estabilidade" e que a tendência é de continuar a ser de diminuição de infeções nestes espaços.

"O que podemos garantir é que a experiência tem levado a correções e a melhorias", disse o governante adiantando que, por exemplo, foram feitas visitas a 261 de um total de 283 residências para idosos na zona do Alentejo, com a elaboração de relatórios sobre as inconformidades detetadas, estando os serviços a aferir correções.

Esta situação, assegurou António Sales, "também se verifica no resto do país, onde os lares têm recebido equipas mistas da Segurança Social, autoridades de Saúde e Proteção Civil para verificação da implementação das medidas".

"Este é um trabalho conjunto com as instituições, as autarquias e Segurança Social com um objetivo comum de proteger esta faixa da população mais vulnerável ao vírus que obriga a um dever especial de proteção", salientou.

Portugal regista hoje mais uma morte e mais 132 casos confirmados de covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.

De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, que iniciou hoje um novo modelo de divulgação dos dados, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 54.234 casos de infeção confirmados e 1.779 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista a única morte ocorrida nas últimas 24 horas e mais 66 casos de infeção do que no domingo, com um total de 27.997 casos confirmados.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários