Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Surto de coronavírus no hospital Egas Moniz com 31 casos positivos

Contágios ocorrem numa unidade que não recebia infetados.
João Saramago 1 de Julho de 2020 às 08:27
Primeiros casos de infetados pelo novo coronavírus foram detetados, segunda-feira, no serviço de Medicina Interna do Hospital Egas Moniz, em Lisboa
Primeiros casos de infetados pelo novo coronavírus foram detetados, segunda-feira, no serviço de Medicina Interna do Hospital Egas Moniz, em Lisboa FOTO: Mariline Alves
Um surto de infeção pelo novo coronavírus foi detetado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Ao que o Correio da Manhã apurou, 11 médicos, oito enfermeiros e 12 doentes desta unidade de saúde testaram positivo para a Covid-19. Este foco teve início no serviço de Medicina Interna, divulgou a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

A unidade confirmou ao CM "um surto num dos serviços de internamento", adiantando que foi detetado na segunda-feira e que logo "os doentes positivos foram transferidos para uma Enfermaria Covid" daquele centro hospitalar - o espaço está localizado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Os doentes negativos que se encontravam na mesma área de internamente estão "em isolamento de quarentena no Hospital Egas Moniz". Fonte do hospital assegurou que "todos os profissionais envolvidos estão a ser testados" e que "apenas um deles é sintomático leve".

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, esclareceu que "teoricamente" o Egas Moniz "é limpo, ou seja, não recebia doentes com Covid-19", acrescentando haver a necessidade de "averiguar o que aconteceu".

Perante o número crescente de surtos que atingem os profissionais de saúde , o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, aponta o dedo às autoridades de Saúde que, em declarações ao Correio da Manhã, acusa de "não terem tomado as medidas suficientes para evitar uma maior exposição de médicos e outro profissionais ao vírus".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)