Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Total de infetados com coronavírus na Madeira mantém-se. Número de recuperados sobe para 43

18 casos suspeitos aguardam resultados laboratoriais, num total de 1.007 já estudados no arquipélago.
Lusa 28 de Abril de 2020 às 19:52
Coronavírus xx
Coronavírus xx FOTO: Reuters
A Madeira mantém o total de 86 casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo, com 43 doentes ativos e 43 já curados, mais oito do que na segunda-feira, indicou esta terça-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Os recuperados distribuem-se por quatro concelhos: temos quatro residentes no concelho do Funchal, um no concelho de Câmara de Lobos, dois no concelho da Ponta do Sol e um no concelho de Machico", disse Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE, em videoconferência, no Funchal.

Entre os doentes recuperados, um corresponde ao que se encontrava internado na unidade dedicada à covid-19 no Hospital Central do Funchal.

"Em relação aos restantes doentes, permanecem com sintomas ligeiros, mantendo-se 11 deles no seu domicílio e 32 em unidades hoteleiras dedicadas a isolamento", esclareceu Bruna Gouveia.

A responsável indicou que 18 casos suspeitos aguardam resultados laboratoriais, num total de 1.007 já estudados no arquipélago da Madeira desde fevereiro.

A cadeia de transmissão identificada no bairro social Nova Cidade, na freguesia de Câmara de Lobos, onde foi instalada uma cerca sanitária, mantém-se com 28 doentes assinalados.

As autoridades testaram 222 contactos associados e iniciaram também a testagem dos cerca de 600 moradores do complexo habitacional, tendo já processado 108 amostras, 103 das quais com resultado negativo.

"A investigação epidemiológica, no que diz respeito a esta cadeia, continua em curso e teremos atualizações diariamente", reforçou Bruna Gouveia.

A cerca sanitária na freguesia sede do concelho de Câmara de Lobos, contíguo ao Funchal, a oeste, foi decretada pelo executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, por um período de 15 dias (03 de maio).

Até esta terça-feira, foram realizados 3.201 testes à covid-19 na Região Autónoma da Madeira, entre casos suspeitos e grupos de risco, entre os quais lares de terceira idade, já com 231 amostras processadas, das quais 170 foram negativas e as restantes aguardam resultados laboratoriais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários